A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

História contemporânea

Política é a arte de ocupar espaço

História Contemporânea
Eric Hobsbraw – grego naturalizado inglês. Viveu 95 anos, dizia que uma das esperanças era de que na Europa não aconteceria mais nada, no Brasil, o PT, faria um governo diferente, como uma força diferente; quando o PT chegou ao poder, fez outra coisa.
Marc Block
Gramsci

Hitler havia proibido a musica negra na Alemanha, para que as ideias clássicas não saíssem do “normal”.
A função de quem trabalha com historia é “duvidar” segundo Cartola:” é preciso trocar ideias e mudarmos as ideias”.

Marx dizia que a economia era a força condutora da humanidade.
“ O homem pensa em morrer quando ele pensa na morte”.

Katia Matozzo havia trabalhado a morte no Brasil colonial.
João José Reis publicou a: A morte é uma festa (século XVIII). A população de SSA era pobre no período colonial; quando os gregos começaram a questionar a questão da opressão da humanidade, começaram a questionar o homem. A cidade do Salvador atualmente vive de festas, concursos, convive com a modernidade e se adapta aos meios de sobrevivência.

A bíblia não resolve todos os problemas contemporâneos, bem como a ciência ajudou a compreensão dos fenômenos naturais.

A França inicialmente foi criticada pela forma de como os jantares eram servidos, pois eram considerados aristocráticos. A ditadura militar não conseguiu fazer no Brasil, o que Cuba fez no seus país, lá eles foram perseguidos e presos, aqui os militares não conseguiram fazer isso, pois a força homossexual era muito mais forte nas capitais brasileiras. 

A Europa passou pela segunda revolução industrial no século XIX, criando os primeiros sindicatos, as primeiras greves, ligando todo o continente europeu através das ferrovias e posteriormente pelas rodovias através dos parques industriais. O Brasil foi um dos países que mais cresceu no século XX; a historia contemporânea é uma síntese de todas as outras mentalidades e épocas mundiais. Essas mudanças ocorreram muito rápido, em certos lugares não se tinha a ideia de modernidade, em outros lugares a tecnologia é de ponta.

A luta das mulheres no Brasil vinha ocorrendo dentro de três séculos atrás, a na modernidade isso aconteceu quando elas começaram a trabalhar nas indústrias, nas fabricas.

Engels era boêmio, e havia ido para a Inglaterra cuidar dos negócios do  pai,

Congresso de Viena: O autor do texto é russo, a metodologia do texto é diferente dos europeus. Cada historiador conduz suas ideias de acordo com a nacionalidade do autor.

- Imperialismo sedutor: período em que os EUA se interessam pelo Brasil no período pós-guerra; foi mandado o milionário Rockfeller para investigar o país, criam então os personagens do pato Donald e o Zé Carioca. Dentre as seguintes hipóteses ocorriam as seguintes: se o Brasil não aceitasse as ordens americanas, o país seria invadido, começando pela Bahia. Isso não aconteceu por que o governo Vargas fez vários acordos e foi beneficiado, por exemplo, com a Cia Siderúrgica Nacional, etc...

- O traje do capital é representado pelo uso do paletó.

- 1808 a administração portuguesa foi transferida para o Brasil, EM 1810 o governo americano fez 
um levantamento dos  portos brasileiros,  BA, SP, RJ para saber o que o país comercializava, assim eles teriam o controle do que comercializar conosco.

- O Congresso de Viena: Áustria, Rússia, Prússia e Inglaterra pregava libertar o capital para os burgueses, de formas diferentes, mas a intensão era essa, o capitalismo assim dinamizaria a sociedade através desse encontro das grandes potencias da época. Essa dinâmica sistematiza o sistema, o lema inicial da Revolução Francesa era vista como uma nova proposta de igualdade, fraternidade e liberdade.

- A Inglaterra industrial sempre esteve em atrito com a França revolucionária, a revolução inicialmente teve seu ápice quando os reis franceses foram  para a guilhotina, isso para a época foi algo impensável para a época. A luta de classe de Marx foi algo iniciado pelo pensador para propor melhorias a sociedade; a classe trabalhadora jamais será burguesa, ela será sempre um classe a desempenhar essa questão de luta operária. O capitalismo se instala depois da Revolução Francesa com a derrota napoleônica. O que não se conseguiu foi recuperar as ex-colônias espanholas nas Américas. Os EUA se utilizaram da mesma técnica dos imperialistas europeias para estender o seu domínio.

- A nação americana cria a republica no sentido aristotélico (3 poderes) para resolver seus problemas internos e posteriormente externos. Qual a diferença da independência brasileira e americana? Os EUA criaram uma republica moderna, o Brasil criou um estado monárquico. O Brasil só se torna assim por que imitava as outras potencias europeias. O Congresso de Viena vem para restabelecer uma republica francesa, com a derrota de Napoleão, o rei retomou o poder monárquico.

Quando Napoleão perdeu a guerra, em 1815, D. João VI queria voltar para Portugal, quando ele volta, seu filho D. Pedro I fica em seu lugar, para ele em Portugal lutar com a Revolução do Porto. O Brasil estabelece esse governo e começa mal, com isso o país tem que pagar a divida de Portugal para Inglaterra; o capitalismo inglês ia de encontro a elite brasileira, por causa disso o país não se industrializava, produzia somente matéria prima.

Toda virada de século vem acompanhada de alguns elementos, no caso dos ingleses, eles foram pragmáticos, para o imperialismo dominante dava certo, mas isso não se valia dentro de seu território.

Regime imperial: o império português no Brasil.
Regime imperial e imperialista: o expansionismo britânico.

A Inglaterra com o tempo foi se tornando conservadora; ela não era conservadora no século XIX, ela assume uma posição politica de vanguarda. No século XIX houve um fluxo da Europa para a América, a Inglaterra foi o país que acolheu Marx, isso pode ser interpretado como um dos ápices para alavancar o progresso inglês. Com o movimento politico estava em decadência em Londres, Marx passava o tempo todo estudando na biblioteca londrina para por em pratica o seu materialismo histórico, valorizando o trabalho do homem fora da história.

Marx era contra a religião, era ateu, era um homem do século XIX,
Valter Benjamim: Passagens. É baseado em artigos de como funcionava o mundo no século XIX, onde ela relatava como funcionavam essas passagens, onde se comprava, bebia, comia...

Ato do Congresso de Viena assinado em 9 de Julho de 1815.
O mapa geopolítico da Europa foi repaginado, impedindo que o mundo se transformasse numa questão expansionista. Sua função é repaginar o mapa político europeu.

Período das ondas revolucionarias: é quando o povo vai para a rua exigir seus direitos, lutar contra a esquerda, direita, inimigos políticos. A força de transformação entre burguesia e operariado.

Visão filológica: pensa-se no futuro a todo o momento.

Orfeu Negro: a história do Brasil é essencial para entender a historia contemporânea do país; nesse período, o Brasil estava no auge da MPB e da Bossa Nova. As drogas começaram a fazer parte do cotidiano na vida dessas pessoas. No século XX a ciência foi utilizada para aplacar a fome e ao mesmo tempo para enriquecer os poderosos, aumentando a distancia cada vez mais entre ricos e pobres. O passado é vital para o presente e o futuro. É mais fácil entender o personagem do que a história em si dos fatos e processos.

EUA - Independência em 1796.

1823: Presidente Mouroe.

A simbologia do WTC foi essencial para a formação econômica do século xxi aos EUA.

A universidade sempre trabalhou as idéias no plano da metafísica, a história tem mudanças e permanências, isso atrapalha a história na possibilidade de se criar um mundo melhor. Por isso as revoluções de 1815, 1917,... A arte e a cultura são vitais para a existência humana, isso só acontece em lugares que se tem dinheiro.

A arte e o artista: a arte é pesquisa, pode ter vocação, mas ela tem que ter arte, ela pesquisa a vida na sua magnitude, a capital representante até foi uma das maravilhas da musica na arte, Beethoven foi o exemplo disso. A partitura musical é diferente da escrita, pois ela pode ser interpretada por qualquer pessoa no mundo que saiba ler esse tipo de escrita musical.

Coincidências das épocas revolucionarias: lutas européias – revolução francesa, guerras mundiais, foram momentos de sublimação da massa na história para ascender na história. A escola foi inventada como sinal de avanço da humanidade, o Estado desde a Grécia antiga percebeu que os esportes andavam junto com o conhecimento, o hino nacional representava o nacionalismo do povo. A educação, arte e esportes necessitam de dinheiro para sobreviver.

Congresso de Viena:
- Plano intelectual filosófico político
- Luta dos trabalhadores (casamento da teoria com a prática)
No século XIX o socialismo começa questionar o capitalismo. Todas as pessoas desse século tinha um pensamento avesso a religião, a religião segundo Marx, ela aliena o povo, por isso dela ser o “ópio do povo”.

Osvaldo de Andrade: “o ócio é inimigo do negócio”

Saint Simon: as classes produtoras são donas do meio de produção.

REVOLUÇÃO: mudança de ideologia, a nova posição do homem novo no sentido geral, sai de uma situação e entra em uma situação melhor para todos. É a construção do homem novo onde ele sai de uma sociedade excludente e entra em uma includente.

CONSPIRAÇÃO:
CONTRA REVOLUÇÃO:

Movimento é herdeiro da 2ª Internacional
A idéia deste texto tem seu efeito até os dias de hoje, com todas as dificuldades para sobreviver aos dias de hoje, mesmo com toda a tecnologia, o homem passou a ser individual e mesquinho. Para Fourier, o comerciante era uma espécie de atravessador, o mercado passou a ser administrado por uma minoria de empresários, responsáveis pela comercialização mundial. O capitalismo matava os trabalhadores com os próprios trabalhos.

O casamento no século XIX foi um dispositivo muito utilizado pelas aristocracias em decadência como alianças com propósitos para se arranjarem e prosperarem; com a vinda do novo comércio através dos tropeiros, por exemplo, mudou essa realidade com novas tecnologias. O casamento desses aristocratas decadentes com a nova burguesia eram centrados em questões econômicas, a mulher tinha que aceitar esse casamento, se não o fizesse, ela era considerada prostituta.

A religião teve seu mérito histórico, a ciência por sua vez tenta amaciar essa rigidez.

Rábula: espécie de advogado que defendia o povo pela experiência de vida,

A cultura é sofisticada e cara, quem é da esquerda é uma questão de oportunidade, inclusões sociais, quem é da direita é uma questão de status, o momento é de grandes idéias, mesmo com as forças manipuladoras atuando a todo o momento.

Manifesto comunista
China hoje possui aproximadamente oito centos milhões de miseráveis.
A China é um país milenar junto com o Japão, no inicio do século XIX os EUA, hoje eles detém 45% dos armamentos mundiais.

Helio GasparyA ditadura derrotada 
Jacob Gorender: O combate nas trevas
Marcio Moreira Alves: Tortura e torturados

Manifesto comunista criticava o sistema capitalista e fazia uma revisão histórica, pois pegava a antiguidade clássica, romana, moderna e contemporânea até os dias atuais, principalmente dos últimos 200 anos. O papa, o czar e Metternich se voltaram contra o manifesto, os militares alemães eram altamente anti socialistas, o comunismo era uma força de valor relevante na Europa; a luta desse movimento foi sempre a luta de classe.

As guerras do século XIX começaram com as revanches, uma das iniciais nesse sentido foi a guerra da Criméia. O nacionalismo é uma bandeira da burguesia, conseguintemente, do capital.

BURGUESIA X PROLETARIADO.
A luta de classe hoje é uma luta de classe sofisticada.
- Revolução da Comuna Socialista
- Revolução Russa
- Revolução Cubana
“ Não existe história, existe interpretações” Frederich Nietzche.

COMUNA DE PARIS
A marca do império romano se da presente por toda a Europa.
Pilares da igreja católica: santidade, castidade
Unificação da Itália: inspiração da corrente do imperialismo
                                                                  ║       Moderado (inspirado no papa)
                                                                  ║      Jovem ectaria (elementos sociais)
Hegel não era pratica e sim universalismo.
A historia é uma construção humana, é um processo construído pelo próprio homem.
A comuna de Paris acontece dentro do processo de unificação da Alemanha, foi uma articulação de forças poderosa, de alianças dos poderes marcantes da sociedade. Nesses 74 dias, o Estado foi desestabilizado, para a historia da humanidade isso foi quase impossível. A comuna de Paris falava da falta de oportunidades e a universalização do estudo a todo francês de estudar de graça.

Imperialismo na África
1. Por que ocorreu a partilha?
- Os aspectos econômicos: concentração da produção de monopólios, luta pelo mercado mundial, exportação de capitais
- Diplomaticos políticos: nacionalismo, equilíbrio de forças
- Psicológicos: darwinismo social, cristianismo social.

Teoria do desenvolvimento capitalista
- inicio do conflito de território

2. Qual o significado da Conferencia de Berlim no processo de expansão das potencias e a  partilha do continente?
Os acontecimentos anteriores a conferencia:
-- interesse de Leopoldo: Estado livre do Congo (1876)
-- expansão portuguesa em Moçambique (1876)
-- expansão francesa e inglesa pelo Egito
-- A conferencia de Berlim

3. A determinação dos espaços através dos tratados
Tratados entre africanos e europeus: Tratados bilaterais com os europeus
- anglo alemães de 1º de novembro de 1886 – divisão do império Omani
- tratados anglo alemão de 1890 a 1893 e anglo italiano de 1891 determinados pelas esferas de influencia do Nilo.
Os valores (validades) dos tratados – eram feitos na Europa sem a participação dos africanos, e eram feitos exclusivamente por europeus, é considerado como a pré Conferencia de Berlim.

4. Por que um continente tão vasto foi dominado dessa maneira?
- falte de unidade: noção de etnias, inovações, tecnologias, lutas internas
- divisão do continente em 53 unidades políticas: 90% do território ocupado.
A África sofreu em todas as frentes com a exploração do marfim, ouro, escravo.

As resistências:
- Guerra dos Bôeres na África do Sul (1880 – 1902): prejuízo para  os ingleses – guerra das guerrilhas ( riqueza natural dos países: ouro)
- Revolta Maji Maji na África Oriental (1905 – 1907) – o feiticeiro: Kinjikitile Ngwale

Conflitos existentes na África atual
- Conflito de Ruanda ( Tootsie e Hootus)
- Líbia, Tunísia, Marrocos

Considerações.
- O sistema sempre trabalhou para desprestigiar o africano com os três “t”: Tarzan, tribo e tambor. 

O Congresso de Viena, a Santa Aliança, a Doutrina Monroe: reação e “revolução” (1815 – 1850). Muitos nomes foram dados as reformas políticas, fossem elas maquiadas com nomes de congresso, aliança disso ou daquilo ou de doutrinas, os interesses são os mesmos por parte da classe dominante, cujo único interesse é o poder de dominar os menos “afortunados”. O mapa geopolítico da Europa foi repaginado, impedindo que o mundo se transformasse numa questão expansionista, essa foi a maneira encontrada para dar inicio as novas reformas européias frente as antigas decisões napoleônicas, restituindo os antigos monarcas.O Congresso de Viena pregava libertar o capital para os burgueses, de formas diferentes, mas a intenção era do capitalismo dinamizar a sociedade através desse encontro das grandes potencias da época; essa dinâmica sistematizava a nova ordem social.

A “Santa Aliança”, como a “Santa Inquisição”, de celestiais não tinham nada, muito pelo contrário, foram verdadeiras armas de sofrimento que representavam mais o inferno do que a “santa” no nome citado. Essa Santa Aliança foi mais um elemento criado para reafirmar o poder das classes dominantes baseadas em seus antigos impérios monárquicos, e sua estrutura era justamente reforçar o antigo Congresso de Viena, essa nova aliança formada pela Rússia, Áustria e Prússia.

A Doutrina Monroe por sua vez pregava o discurso a América para os americanos, mas quais americanos? Em tese tudo parecia perfeito, pois em alguns aspectos nos livraríamos das amarras metropolitanas européias, mas nos amarraríamos em outra forma de amarra pior ainda do que a anterior, agora nem à distância dalém mar seria empecilho para a nova ordem de dominação. Se por um lado nos livramos do jugo das antigas coroas monárquicas, agora éramos “reféns” deste novo poderio americano (inicialmente econômico, bélico,...) e teríamos que obedecer aos novos ditames americanos.

O que de fato ocorria, era a nova realidade acompanhada dos movimentos modernos, industriais, econômicos, pois, por mais que a aristocracia, as coroas, os dominantes tentassem segurar o poder para si através da força na maioria das vezes, a nova realidade estava mudando rapidamente com as transformações industriais, comerciais e principalmente capitalistas. A luta dos trabalhadores foi o casamento da teoria com a prática, a nova revolução agora era ideológica, onde o homem passaria a se impor num sentido mais amplo, ele agora sairia de uma situação para entrar em outra situação ora melhor para todos, era a construção do novo homem, ele sairia de uma sociedade excludente para supostamente entrar em uma nova sociedade excludente.

O significado histórico do socialismo utópico (1830) para a organização da classe trabalhadora européia. Quando o socialismo utópico começou a tomar corpo na década de trinta dos oitocentos, ela vinha embutido de um novo ideário de igualdade, onde todos seriam irmãos e um não teria mais do que o outro. Para esse pensamento ser construído, ele teve que lutar contra um gigante em forma de industrialização que avançava de forma avassaladora no mundo moderno em forma de capital e força de trabalho, onde poucos enriqueciam e a maioria ficava cada vez mais miserável.

As condições dadas a nova realidade industrial destruíam qualquer sentimento de igualdade e justiça entre a classe trabalhadora no sentido de que eles pelo menos recebessem de forma digna o que haviam produzido, mas não era  isso que se via, via-se somente sofrimento e exploração dos trabalhadores, por isso a participação de pensadores sociais como Marx, Hegel, Engels no sentido de suas produções começarem a fazer efeito mesmo que paulatinamente nessa nova realidade quando falamos dos primeiros movimentos sindicais em defesa de seus direitos.

O socialismo utópico era defendido também por outros pensadores além dos alemães, como Saint Simon, onde dizia que as classes produtoras eram donas dos meios de produção e de Fourier que falava do comerciante como uma espécie de atravessador, o mercado nesse sentido passaria a ser administrado por uma minoria de “empresários” da época. O projeto social utópico era baseado no retiro dos que tinham muito para uma divisão social justa com os demais que pouco ou nada possuíam, o detalhe era que nem todos concordavam com esse tipo de pensamento, principalmente a nova burguesia.

Essa diferença de forma ideológica fosse ela proletária burguesa ou capitalista faziam parte dessas mudanças que inevitavelmente estariam entrando para a nova realidade capitalista com poder transformador da sociedade. Mesmo Marx tendo ido estudar nas melhores bibliotecas de Londres e seu Manifesto Comunista ter dado os impulsos necessários para essa construção utópica, foram necessários outras formas de luta contra esse “gigante” chamado capital  que não respeitava idade, gênero ou classe sócia, a verdade era que a maioria ganhava para comer e menos ainda para sobreviver, pois com a automação, vieram os desempregados manuais e com essa nova realidade a miséria humana e social.

Embora a intenção da sociedade utópica ser das mais honoráveis, o projeto infelizmente tropeçou na força capitalista dos detentores dos meios de produção, cabendo ao trabalhador trabalhar para não morrer de fome. Muito se conseguiu com esse tipo de  pensamente, aos poucos as forças opressoras (patrões) foram obrigadas também a de adequarem a essa nova realidade, criando mais direitos aos operários, mudando sistemas governamentais, essa nova ordem ajudou na queda de antigos sistemas monárquicos, e com isso paulatinamente a sociedade foi ficando “menos pior”, ainda não é a ideal, mas o homem trabalha para isso.

 Dicas de leitura:
Imperialismo sedutor
Período das ondas revolucionarias
Holocaustos coloniais
O Manifesto Comunista
EUA - Independência em 1796.
1823: Presidente Mouroe.
Holocaustos coloniais
O Manifesto Comunista
Os miseráveis – Victor Hugo
Os poetas na guerra
Cesar Campeã Maximiliano PUC São – Barbudos, sujos e fatigados. Estante virtual.com
Walter Benjamim
Eric Hobsbrow
500 anos de Brasil: os brasileiros
Queimadas

Dicas de filmes: 
Minha amada imortal
A sombra de Goya
Encouraçado de Potequim
Arquitetura da destruição

Dicas de TV
Freiras rebeldes
A África atual – impactos fatais (youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário