A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O pensamento sócio-politico da Grécia Antiga até a contemporaneidade


“A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos”. Platão


As políticas públicas são a mola propulsora de uma instituição (cidade, estado, país) e se fazem presentes contextualizando com um roteiro das atividades ao longo do tempo. A política pública visa definir os fins por objetivos traçados e os meios por intermédio do poder, de acordo com os recursos disponíveis para a realização da ação. 





A vida pública tem a competência de força para exercer o direito de coerção do Estado, incluindo os organismos voltados a sua constituição. 

É o seu dia a dia como representante de uma instituição com poderes representantes de um todo, não pode ser confundindo como algo poderoso e sim com poderes de outrem, a política pública é a representatividade dos deveres e obrigações perante a sociedade, são atos que dizem um comportamento social associado a todos que permeiam e circulam a práxis do cidadão. 




Já a vida privada é algo muito sério e importante, principalmente se ele pertencer à esfera da vida pública; o que acontece é que todos temos nossa vida particular e por não saber fazer uso disso, muitas vezes exposta-a, perdendo completamente sua intimidade. 




A vida privada diz respeito somente ao sujeito detentor da própria, é exatamente nesse ponto que o cidadão alheio a sua noção de moral e ética, desconhece os direitos da vida privada assegurada pelas leis do país como invioláveis, pois nossa honra é nossa imagem, isso só é quebrado quando o político precisa se submeter à aparição, a partir daí, ele não sabe diferenciar o personagem que representa na vida pública com o personagem que é na vida privada.  



O significado de Parlamento é a assembléia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos é exercem normalmente pelo poder legislativo, em alguns países, o parlamento é formado por duas assembleias separadas, chamadas de Câmaras do Parlamento, que podem resultar de eleições ou nomeações separadas além de ter poderes diferenciados com várias designações de acordo com a Constituição de cada país: no Reino Unido, é oficialmente chamada de Câmara ou Casa dos Lordes, e nos outros países é chamado de senado ou Câmara Federal, Congresso, "Assembleia Nacional ou do Povo" como na China Comunista. 


Maquiavel
A democracia de parlamento é algo que esta muito distante de dar certo, por causa do gênio humano como já descreveria Maquiavel séculos antes, a causa disso? A natureza corruptível do homem; nem a ferramenta mais poderosa contra isso que é o voto, pode fazer algo que vá de encontro a esse sentimento tão desprezível, contrariando justamente o seu dever de representar o povo que fez uma opção “democrática” a essa forma de dirigir quem os pôs lá.


Uma das possíveis formas de se ter êxito na democracia parlamentarista seria o representante permanecer por um curto prazo de tempo e deixar seu cargo para nunca mais voltar. 




Os cidadãos devem fazer as leis e estas devem ser recicladas por outros de tempos em tempos, sem soluções mágicas, mas projetos eficientes que dêem resultado; não se pode permitir que depois de tempos retornem a esses cargos. 




A democracia possível só assim será quando acreditarmos nas mudanças conscientes e que nós podemos melhorar e mudar as coisas e o pensamento vigente juntamente com um Estado que garanta e reconheça os direitos fundamentais através da participação política individual a seus representantes eleitos.


A democracia popular foi à maneira que ficaram conhecidos os regimes comunistas a partir de 1948 nas repúblicas do leste europeu e que foram libertadas pela antiga URSS na Segunda Guerra Mundial; foi também experimentada em alguns países menos desenvolvidos. 





Em 1945 o regime comunista impôs através da presença do exército vermelho e sua presença irreversível a sua política ou democracia popular que tinha como principais características: um partido único, a coletivização da terra, a planificação econômica centralizada, prioridade às indústrias de base, além perseguição e eliminação há qualquer dissidência. 



O estatuto da Cidadania é aquele que “supostamente” nos garante o direito à vida, a liberdade e igualdade perante a lei e o cidadão por sua vez contribuí com o sistema através do voto; os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem a plenitude e participação do mesmo na sociedade através de uma conscientização responsável zelando para que os direitos não sejam violados. O estatuto da cidadania se faz presente nos processos de lutas que passam a estruturar os direitos do homem. 



A importância do conhecimento histórico é uma ferramenta importantíssima para poder se atuar em qualquer área, pois ele se faz necessário, caso contrário um sujeito sem esse conhecimento fica relegado ao pouco ou quase nada a insignificância, ou seja, só falará se souber, senão ficará calado por não deter o poder da palavra. 


É fundamental que esse tipo de cultura se faça presente o tempo todo, pois assim a pessoa demonstrará capacidade intelectual e poderá argumentar a respeito do contexto atual sobre algo que esta acontecendo devido a fatos passados e possivelmente ter uma noção do futuro, pois a história e cíclica e compreendendo esses fatos se compreende a função do conhecimento histórico.  

A Grécia Antiga como matriz do conhecimento produziu elementos o suficiente para ditar o funcionamento do mundo séculos depois, pois detinham a sabedoria e utilizavam-na para tentar melhorar o papel e o sentido do homem no mundo físico. 





As escolas criavam a base do material produtivo e organização para o homem, ao mundo do conhecimento para cada interpretação vinda através da filosofia. 




A política ocidental é o resultado concreto de uma forma de pensamento onde alguém parou e começou a pensar sobre como funcionavam as coisas; nossa intelectualidade contemporânea só existe por causa da genialidade de povos que adentraram o fabuloso e misterioso da mente humana milhares de anos antes de nossa vã existência, mas como? 





Se não dispunham de todo aparato de hoje em dia? Simples, foi algo pensado, elaborado e não copiado, nossa política é o que existe do projeto mais bem produzido pelo homem através da comunicação. 



Direito e leis são a referencia para existir um Estado não possivelmente “ideal”, mas o “menos pior”. Somos a herança e o legado de que podemos tentar viver melhor se assim o desejarmos e com uma arma tão poderosa que nos foi dado através da democracia, do voto e da palavra podemos fazer da política ocidental não a melhor, mas a mais apta para dizer que podemos dar certo e que mesmo milhares de anos atrás, eles estavam milhares de anos a nossa frente.


Senhor leitor, todas as imagens foram retiradas do site de pesquisa Google, não se sinta ofendido se por ventura, uma das imagens postadas for sua, a intenção do blog é ilustrar didaticamente os textos e não plagiar as imagens. Obrigado pela compreensão. TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RECONHECIDOS.


Mr. reader, all images were taken from the Google search site, do not feel offended if perchance, one of the images posted are your, the blog´s intentions is to illustrate didactically the text and not plagiarize images. Thank you for understanding. ALL RECOGNIZED COPYRIGHT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário